English Español Português

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio

Depoimentos

Você já participou de um intercâmbio? Conte-nos sua experiência!

Escreva seu depoimento

Carolina Thumé Braga

Programa de Mobilidade Estudantil

miniatura Desde que cheguei a Portugal, em setembro de 2012, conheci muitas pessoas legais aqui da Universidade Católica Portuguesa, e pude compartilhar histórias, trocar experiências, etc. Mesmo sempre se ouvindo que os europeus não são como os brasileiros, e que só há grupos fechados, fiz grandes amizades com portugueses, que certamente levarei para a vida toda. Sempre existem pessoas legais e dispostas a te ajudar, a te apresentar novos amigos e te fazer “sentir em casa” e quando a saudade do pessoal do Brasil bater, nada como a internet para dar uma amenizada! O ensino de Direito aqui é muito bom, sendo considerada uma das melhores Universidades de Portugal, a UCP tem ótimos professores, muito experientes e com grande acessibilidade, o que sempre é bom quando se chega de fora e não se conhece muito, ou melhor, não se conhece quase nada a respeito do país, e também de como funciona o ensino jurídico do mesmo. Além disso, como tudo é muito perto, sempre há chance de dar uma viajada e conhecer outros países e culturas! Acho que todos os estudantes, que tenham a oportunidade, deveriam fazer um intercâmbio. Ele traz um acréscimo diferente, sei que isso pode parecer um pouco gasto: “Ah! Faz intercâmbio porque são experiências bacanas que tu vais ter!”, mas o fato é que realmente isso é verdade! E eu pude comprovar graças a essa oportunidade que tive! Fez eu ter uma outra visão de “mundo”, e no meu caso ainda fez eu ter uma outra visão do Direito, inclusive a partir daqui tive várias idéias pro meu futuro profissional, que antes nem imaginava possível! Então para as pessoas que estejam com medo, ou com dúvida se devem ou não fazer, porque podem não se adaptar ou porque vão atrasar a faculdade, ou porque acham que vão sentir muita saudade da família, a minha dica é: Tente! Acho que realmente vale a pena, e tu não irás te arrepender! No meu caso foi assim, era para eu ficar um semestre aqui, e acabei optando por ficar um ano!

Fernanda Neutzling Kaufmann

Ciência sem Fronteiras

miniatura A minha experiência como aluna do Programa Ciência sem Froteiras foi maravilhosa! Durante os 6 meses que vivi em Coimbra-PT aprendi muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Na Universidade de Coimbra pude integrar conhecimentos aprendidos durante as aulas com a parte prática realizada no laboratório onde estagiei; são conhecimentos que seguem uma linha de pesquisa bem especializada em Neurociências e Bioquímica, e ao mesmo tempo, oportunizaram meu crescimento profissional, ampliaram horizontes, engatilharam novas idéias e renderam contatos profissionais. Além disso, a oportunidade de viver sozinha em um país distante com uma cultura diferente foi um desafio. Posso dizer que foi uma prendizagem e tanto conviver com as diferenças culturais, aprender a tomar decisões por mim mesma, ter independência e atitude perante os desafios do dia a dia, longe da família e dos amigos.

Valéria Soares Moreira

Intercâmbio de Grupos

miniatura Estudar em Cambridge foi um sonho realizado! Valeu a pena as noites de estudos de inglês para passar lá nas provas finais. A cidade é linda, uma típica cidade britânica onde os prédios e casas antigos no estilo inglês mesclam-se com o que há de mais moderno no mundo, proporcionando um bem-estar indescritível em todos os lugares. O moderno sistema de trem permite estar em Londres em uma hora, e poder desfrutar dessa cidade é difícil de descrever com palavras. Tudo é muito organizado, o povo muito educado (se você, sem querer, esbarra em alguém essa pessoa pede desculpas), o sistema de metrô com cinco andares subterrâneos, não há a possibilidade de se perder; e as igrejas, museus, galerias de arte, castelos, escolas e gigantescos monumentos espalhados pela cidade nos remetem a uma outra época. As cidades britânicas são bem sinalizadas e possuem um transporte público tão eficiente que costumávamos dizer que o único lugar que poderíamos nos perder seria dentro dos imensos castelos! Pode-se dizer que ir para a Inglaterra e conhecer uma das Universidades mais famosas do mundo, vivendo no dia-a-dia o modo de vida Inglês, é uma experiência que fica gravada na alma e isso tudo possibilitado pela nossa Universidade Católica de Pelotas, que todo o tempo se preocupa com o aluno, dando toda a atenção e suporte para essa sua realização no exterior.

 < 1 2 3 4 5 > 

Desde que cheguei a Portugal, em setembro de 2012, conheci muitas pessoas legais aqui da…


Carolina Thumé Braga

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio
Rua Gonçalves Chaves, 373
Central de Atendimento - Campus I
Pelotas/RS - Brasil
Telefone: + 55 (53) 2128-8235
E-mail: intercambio@ucpel.edu.br

Desenvolvido por Assessoria de Comunicação e Marketing - Núcleo Web UCPel