English Español Português

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio

Depoimentos

Você já participou de um intercâmbio? Conte-nos sua experiência!

Escreva seu depoimento

LUÍSA ROIG MARTINS

Programa de Mobilidade Estudantil

miniatura Então, as aulas aqui em Lisboa têm sido bem bacanas. O curso de Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa tem um viés bem mais teórico que prático. Tô aproveitando pra conhecer mais sobre a minha nova realidade com disciplinas que, para eles aqui, são bem elementares (como Questões Fundamentais da Construção Europeia, por exemplo), mas para mim são novidades. É legal. Agora consegui um estágio em um jornal daqui, o Diário de Notícias, que é um dos de maior circulação aqui em Portugal. Começo nesta segunda-feira (1º/10). Vai ser um desafio legal porque a vaga é na editoria de Segurança (no Brasil = POLÍCIA mesmo hahah), seção na qual não tenho muita experiência. Mas não estamos aqui pra isso, pra ter novas experiências, ver o mundo de outra perspectiva? Então... :)

NATHALIA LEAL VITOLA

Programa de Mobilidade Estudantil

miniatura Desde o começo, tudo que tem envolvido essa experiência são grandes e belas surpresas. Embora tenha vindo com total certeza do quanto tudo seria valioso, as expectativas seguem sendo superadas a cada dia. E tudo isso vai além dos lugares maravilhosos que tenho encontrado por aqui. As cores do céu, o tom dos azulejos, o aroma das praças, os detalhes nas janelas e o ritmo das ruas transforma cada momento como único. Completando um mês em Portugal no dia 31 deste mês, já posso garantir: Lisboa é realmente um lugar maravilhoso para se viver. Em relação à universidade, me deparei com outras grandes surpresas também. Logo no encontro de boas vindas aos intercambistas da nossa faculdade, eu e a Luísa já fizemos novas amizades com pessoas de diversos países da Europa. Além de ser ótimo para exercitar diariamente o inglês, estamos em contato com pessoas que têm pensamentos e histórias de vida completamente diferentes. Escolhi cursar disciplinas como Comunicação Política e Questões da Construção Europeia para agregar conhecimentos que podem ser adquiridos aqui melhor do que em qualquer lugar, pois são ministradas por pessoas que vivem na pele tudo o que envolve a Europa. Realmente acho que voltarei para o Brasil uma pessoa bastante diferente de como era quando vim para cá, tanto em relação ao lado profissional quanto ao pessoal. E, sem nenhuma dúvida, com muito mais força de vontade para seguir correndo atrás do que quero para a minha vida. Acredito – e espero – de verdade que as surpresas ainda não param por aqui.

PEDRO SAN MARTIN SOARES

Programa de Mobilidade Estudantil

miniatura Estudar no exterior está sendo muito gratificante, pois além de ter contato com uma Psicologia diferente da que estudamos no Brasil, morar em Portugal também nos possibilita conviver com as mais diversas culturas europeias, o que nos permite uma percepção das coisas, diferente da que estamos acustumados.

Primeira página  < 2 3 4 5 > 

Então, as aulas aqui em Lisboa têm sido bem bacanas. O curso de Comunicação Social…


LUÍSA ROIG MARTINS

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio
Rua Gonçalves Chaves, 373
Central de Atendimento - Campus I
Pelotas/RS - Brasil
Telefone: + 55 (53) 2128-8235
E-mail: intercambio@ucpel.edu.br

Desenvolvido por Assessoria de Comunicação e Marketing - Núcleo Web UCPel