English Español Português

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio

22/09/2016 às 15:00

Alunos da UCPel analisam liberdade de imprensa e democracia brasileira em evento no Chile

O Grupo de Estudos em Direito Constitucional e Direitos Humanos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) representou a instituição no evento internacional XIV Jornadas Interuniversitarias de Derecho Constitucional y Derechos Humanos. O encontro, que desde 2003 conta com participação de representantes da Católica, nesta edição ocorreu na Faculdade de Direito da Universidad Alberto Hurtado, no Chile, entre os dias 7 e 10 de setembro. 

Além dos coordenadores do grupo de estudos, professores Samuel Chapper e Marcelo Moura, participaram os acadêmicos Atauan Lopes Krüger, Elisa Vasconcelos Nasser, Elisandra Campos, Lucas Dal Paz e Weslley Vieira Borges. Os estudantes foram responsáveis pela apresentação do trabalho intitulado “Direito à informação e liberdade de imprensa na democracia brasileira”. 

Chapper explicou que o trabalho desenvolvido pelo grupo aborda, de forma crítica, o tipo de liberdade de imprensa existente no Brasil, em que os interesses de grandes grupos de comunicação se chocam com o direito à informação que a sociedade possui. “Apesar de nesta edição não termos sido premiados, os estudantes representaram muito bem a UCPel e o curso de Direito”, avaliou. Desde o início da participação da instituição no evento, a Católica já foi premiada cinco vezes.

Visita de agradecimento 

Os cinco acadêmicos, Chapper e a coordenadora do curso de Direito, Ana Luiza Berg Barcellos, visitaram na manhã desta quinta-feira (22) o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, para agradecer o apoio institucional da Universidade, que possibilitou a participação na jornada (clique na imagem acima e veja o registro fotográfico da visita)

De acordo com o estudante Atauan Lopes Krüger, o incentivo que a UCPel dá para a criação e manutenção de grupos de estudos exerce um peso considerável para a formação. “A participação nesse evento possibilita que tenhamos contatos com colegas de outros países como Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia, e ainda nos ajuda a perceber o Direito através de outras realidades”, comentou.

O reitor da UCPel mencionou que apesar do complexo momento econômico vivenciado pelo país, a Universidade tenta proteger ao máximo alunos e professores para que mantenham um bom desempenho acadêmico. Durante a visita, Bachettini também comentou a assinatura do convênio entre a UCPel e a Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Sacro Cuore de Milão, que trará para Zona Sul, Campanha e Fronteira Oeste novas formas para impulsionar o desenvolvimento regional. 

A coordenadora do curso de Direito aproveitou a visita para agradecer os componentes do grupo pela dedicação na elaboração do trabalho. “Vocês são porta-vozes para estimularem outros alunos a participar de grupos de estudos”, comentou, complementando que os acadêmicos também serão representantes da UCPel com sua atuação no mercado de trabalho. 

Por Carolina

Tags: Direito

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio
Rua Gonçalves Chaves, 373
Central de Atendimento - Campus I
Pelotas/RS - Brasil
Telefone: + 55 (53) 2128-8235
E-mail: intercambio@ucpel.edu.br

Desenvolvido por Assessoria de Comunicação e Marketing - Núcleo Web UCPel