English Español Português

Assessoria de Relações
Internacionais e Intercâmbio

30/11/2016 às 12:00

Acordo de cooperação internacional entre UCPel e Universidade de Milão é assinado na Itália

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Sacro Cuore de Milão formalizaram nesta terça-feira (29), na Itália, um acordo de cooperação internacional. Assinada pelo arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, e pelos reitores José Carlos Bachettini Júnior e Franco Anelli, a parceria tem como foco o desenvolvimento regional. (clique na imagem acima e veja a galeria de fotos da cerimônia)

Segundo destaca o reitor Bachettini, o convênio com uma das maiores instituições da Europa, católica como a UCPel, prioriza a troca de conhecimento em todas as áreas do saber, e ainda tem como parceiro do trabalho Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "A agenda da missão é de intenso trabalho. A lição que tiramos é que precisamos interpretar adequadamente a região para podermos fazer melhorias e adequações, de forma que realmente tenhamos cadeias produtivas completas para o desenvolvimento", frisou.

A assinatura do convênio ocorreu na Universidade Sacro Cuore. Além da presença dos coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Samuel Ongaratto e Fábio Castro Neves, e de representantes do Sebrae que integram a comitiva, autoridades locais acompanharam a programação, incluindo o embaixador do Brasil na Lombardia, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, que colocou a Embaixada à disposição para intermediação de futuras negociações.

Iniciada na segunda-feira (28), a série de atividades da comitiva da UCPel na Itália continuará até a sexta-feira (2). Visitas à Câmara de Comércio de Milão, para analisar o modelo de prestação de serviços voltados para as empresas, a cooperativas, a agências de desenvolvimento econômicos e a empresas agrícolas compõem a programação. Nos dias 1° e 2 de dezembro, os trabalhos do grupo estarão concentrados na Universidade Sacro Cuore, quando projetos a serem executados serão discutidos e traçados. O retorno para o Brasil ocorre no sábado (3).

A parceria entre as duas universidades teve como mediador o Sebrae, durante o desenvolvimento do projeto Líder. Em setembro, a Católica recebeu a comitiva italiana. Na ocasião, representantes das duas instituições e do Sebrae assinaram o termo de compromisso que antecedeu o acordo de cooperação internacional firmado agora.

Por Carolina

Tags: Institucional